Saltar para o conteúdo

Futuro da tecnologia #14 (8 inovações que, provavelmente, nunca vão existir!)

A inovação é uma palavra que mudou o mundo e vai continuar a mudá-lo, temos vários exemplos de coisas inovadoras que surgiram e tronaram o mundo num local melhor, como o automóvel ou a internet ou mais recentemente a inteligência artificial. Para criar alguma coisa inovadora é preciso pensar em grande e em grandes coisas, qualquer produto inovador teve horas de pensamento por trás. Numa sociedade extremamente crítica hoje em dia é difícil criar uma coisa inovadora que agrade a todos. E às vezes as inovações não passam de sonhos. Hoje venho mostrar-te 7 inovações que se existissem seriam incríveis!

Haver Board flutuante!

Nos filmes futuristas já conseguimos ver esta tecnologia e pensámos “Seria incrível se isto existisse”. Já existem alguns protótipos como podemos ver abaixo mas tecnologicamente e neste momento seria provavelmente impossível construir e vender uma coisa destas também por causa do enorme valor de contrução destas placas!

Teletransporte de humanos

É considerado por muitos o topo da inovação, uma máquina de teletransporte. Já imaginaste ires de um lado para outro qualquer em qualquer parte da Terra? Pois entãO Os cientistas provaram, em 1993, que o teletransporte perfeito é possível, no sentido de que não é contrário às leis da física. As más notícias. É que até agora, a única coisa que os cientistas conseguiram teletransportar com sucesso foram fotões. E infelizmente não há hipótese de teletransportar as 30 biliões de células em cada ser humano.

Sabres de luz
É uma das mais icónicas armas de ficção científica de todos os tempos, e algo que todos ao mesmo tempo sonhavam ter, o sabre de luz é tão incrível quanto a sua possibilidade de estar disponível. Em primeiro lugar para que é que eles serviriam na vida real! Depois seriam necessários muitos fundos para a construção de um sabre e para além disso a ciência e a física iriam colocar-se à frente do caminho de construção. Isto porque para isso é preciso uma enorme quantidade de energia energia que precisaria de ser contida em um minúsculo cabo para o sabre de luz funcionar como nos filmes da Guerra nas Estrelas. A construção de um sabre está muito além da tecnologia atual. E sem falar no desafio que é projetar a própria lâmina, o que provavelmente envolveria estruturar e controlar o plasma.

Máquinas do tempo
Imagina as possibilidadesque poderiam ser alcançadas se alguém construísse com sucesso uma máquina do tempo. Seria uma inovação que mudaria o mundo. O interessante com as máquinas do tempo, no entanto, é o modo como elas são projetadas para viajar. A clássica máquina do tempo da ficção tem a capacidade de retroceder ou avançar no tempo. No entanto, o pensamento científico atual acredita que ir para o futuro deverá ser mais fácil do que ir para o passado.

Carros voadores
Apesar de a cada dois anos termos um carro que é apelidado de “carro voador” essas máquinas são, na verdade, nada mais do que aeronaves incrivelmente caras. O que nós estamos à espera é um carro que pode voar e não um avião com asas dobráveis e pneus. Infelizmente, no entanto, a ciência dos materiais atualmente está longe de ser suficientemente avançada para produzir um veículo que, além da geração de motores e de energia, possa ser construído e vendido com preços acessíveis no mercado convencional. Se tivesses o orçamento das Forças Armadas dos EUA, talvez pudesses construir um protótipo, mas depois enfartarias a dificuldade de aprovar a legislação para permitir seu uso.

Capas de invisibilidade
Não se pode deixar de pensar em quantas vantagens podiam ter se uma capa de invisibilidade fosse criada. Mas esta tecnologia de camuflagem nos dias de hoje daria vantagem às organizações militares terroristas. Os dispositivos de camuflagem atualmente trabalhados envolvem aplicações interessantes e orientam a luz em torno de objetos específicos ou alterarm cores e padrões para combinar com o ambiente ao redor. Essas técnicas podem fornecer uma espécie de invisibilidade, como na imagem, mas elas estão muito longe de fazer alguém ou algo desaparecer completamente. Eu acho que vamos ter que esperar mais um bocado!

Raios de encolher
Embora não tenha a certeza das aplicações reais que um raio de encolher teria, talvez, além de criar pequenos animais de estimação, a sua invenção certamente daria origem à invenção de um raio de ampliação, que seria útil na indústria de produção de alimentos. Infelizmente, devido ao facto de os átomos não encolherem (o tamanho e a construção do núcleo de um átomo e os elétrões não podem ser modificados) alguns cientistas que criaram este protótipo não parecem acreditar na sua utilização.

Fonte

%d bloggers like this: