A história da fotografia vai mudar!

A Leica, a Panasonic e a Sigma juntaram-se para criar a L-mount. As três icónicas marcas da fotografia vão juntar-se para criar um novo sistema de montagem de câmara que promete “mudar a história”

L-mount é definido como uma nova forma de olhar para o futuro das câmaras de sensor Full Frame. A aliança entre a Leica Camera, Panasonic e Sigma foi anunciada na Photokina, na Alemanha. As três empresas pretendem uma única montagem standard de objetivas que permita a combinação entre diferentes objetivas e câmaras com diferentes formatos de sensores. O objetivo é que o utilizador não tenha de se preocupar se a objetiva é para câmara Full Frame ou APS-C porque as câmaras passam a ser feitas para poderem adotar ambos os tipos de objetivas.

O comunicado de imprensa refere que a solução irá permitir aos fotógrafos “trocar e combinar” qualquer uma das câmaras APS-C e Full Frame com quaisquer objetivas do portefólio de produtos dos parceiros».

O sistema vai ter um diâmetro de 51,6 mm e será apropriado para câmaras com sensor Full Frame e para câmaras com sensor APS-C. A baioneta de montagem da câmara é feita de aço inoxidável para garantir uma maior resistência com quatro guias para prevenir a inclinação e que garantem um acoplamento particularmente apertado e nivelado, permitindo um resultado otimizado da focagem.

A distância curta da flange, de cerca de 20 mm, leva a uma distância mínima entre a objetiva e o sensor, o que elimina a necessidade de designs elaborados de retrofocus e facilita uma construção mais compacta da objetiva. Por fim, os contactos padronizados da objetiva asseguram uma comunicação suave entre os componentes eletrónicos da câmara e da objetiva, incluindo a transferência de valores de compensação digital, da objetiva para câmara, e também a transferência de atualizações de firmware, da câmara para a objetiva.