Samsung quer que a Huawei ganhe a “guerra”!

Os últimos relatórios da Samsung indicam que o departamento mobile está em queda, no entanto vemos outras marcas a crescerem, como é o caso da gigante chinesa, Huawei.

A Huawei já ultrapassou a Apple e tem agora as armas apontadas à Samsung numa batalha que provavelmente já ganhou. E digo isto porque a Samsung ainda não conseguir inovar de maneira a que os utilizadores ficassem realmente surpreendidos. Já a Huawei tem vindo a fazer isso ao longo deste ano, com o P20 e agora com o Mate 20.

Mas…estará a Samsung a fazer de propósito?

É de facto estranho pensar que a maior marca de smartphones do mundo está a dar o trono à Huawei. Mas pode ser uma realidade. Recentemente a Samsung fez um comunicado onde dizia que ia investir na inteligência artificial, nas redes 5G, no mercado Auto e na Biofarmaceutica. E o mais estranho neste comunicado é que a marca que lidera o mundo mobile não vai investir em smartphones.

Como tinha dito no início do artigo, a Samsung não inovou no último ano, o S9 igual ao S8, o Note 9 igual ao Note 8. Apesar de serem excelentes topos de gama e que rivalizam com os grandes topos de gama atuais temos que admitir que a Samsung deixou de apostar tanto nos smartphones. Digamos que a única coisa que torna os Samsung muito interessantes são os ecrã AMOLED e a S-Pen, mas estas duas tecnologias já existem há algum tempo.

No entanto vemos o mercado chinês a apostar bastante em novas tecnologias como tripla câmera, sensor de impressões digitais no ecrã, câmeras frontais pop-up,… E quando esperáva-mos ver estas tecnologias na Samsung vemos na Huawei, na Oppo e na Vivo.

As vendas de smartphones da Samsung caíram, enquanto que as da Huawei aumentaram. A própria marca chinesa já garantiu que vai ultrapassar a Samsung no fim do próximo ano. Dito isto a Samsung está a tirar o pé do acelerador. O mercado de smartphones está a ficar cada vez menos lucrativo, enquanto que o fabrico de semi-condutores, módulos de memória e até ecrãs, começa a ser um negócio cada vez maior para a empresa.

Os mercados mundiais estão a ficar saturados. E neste momento vemos uma grande aposta nos laptops e híbridos, têm cada vez um design mais minimalista e com excelentes características. E para uma marca conseguir chegar ao topo do mercado de smartphones é preciso apostar no software, no hardware ou no logo como a Apple.

Mas atençaõ a Samsung pode não estar a desistir deste mercado, tem a apresentação do seu smartphone dobrável em novembro e do S10 no próximo ano. A marca coreana pode estar a fazer o que a Sony já fez. O mercado mobile da Sony começou a cair e eles continuaram a apostar em smartphones mas focaram-se no seu ecossistema PlayStation que lhes está a dar mais lucro do que nunca!

Fonte