A velocidade da luz em vídeo!

A luz é a coisa mais rápida do universo! No vácuo a velocidade da luz é de 299 792 458 metros por segundo, aproximadamente 300 000 quilómetros por segundo.

A velocidade da luz é considerada um limite universal para a Física moderna. Mas quão rápida é a velocidade da luz comparada com o grande tamanho do universo? O Investigador da NASA James O’Donoghue mostra-nos em vídeo!

Velocidade da luz à volta da Terra

O comprimento da linha do equador é cerca de 40 000 km. Se o nosso mundo não tivesse atmosfera um fotão deslizando ao longo da superfície terrestre e à velocidade da luz poderia fazer a linha do equador quase 7,5 vezes por segundo!

Velocidade da luz entre a Terra e Lua

A Lua é o satélite natural da Terra, situado a cerca de 384 405 km do nosso planeta. E se viajássemos à velocidade da luz, para lá chegar? Uma viagem entre a Terra e Lua levaria 1,255 segundos!

Da Terra a Marte

A terceira animação do investigador James O’Donoghue mostra a distância da Terra a Marte numa viagem feita à velocidade da luz. O mais rápido que uma ligação poderia acontecer entre a Terra e Marte é quando os planetas estão no ponto mais próximo um do outro, algo que acontece uma vez a cada dois anos. Em média, a melhor distância é de cerca de 54,3 milhões de quilómetros. A viagem demoraria 3 minutos e 2 segundos.

Fonte

Pedro Madruga