Nos últimos tempos, de certeza que ouviste falar do 5G, mais uma evolução nas comunicações. Já são quase 30 anos de evolução nas comunicações móveis, que hoje fazem parte da vida de qualquer um. Nesta mini série venho-te explicar o que é o 5G, as suas possibilidades, as suas vantagens e desvantagens, etc.

A comunicação tem um enorme impacto na sociedade tornando-a mais eficiente e com aplicação nas mais variadas áreas. Nos últimos 10 anos vimos, provavelmente a maior evolução a todos os níveis tecnológicos. O que mais tem provocado esta evolução é o aumento e a melhoria dos smartphones e mais recentemente o surgimento dos IoT (Internet of Things).

Até ao final de 2014, o números de dispositivos móveis conectados excedeu o número de pessoas na Terra. E até ao final deste ano, 2019, haverão cerca de 1,5 dispositivos per capita. Ou seja até ao final deste ano teremos 11,5 biliões de dispositivos, excedendo assim a população mundial de 7,6 biliões. 

(Os dados aqui presentes foram registados em tempo real no dia 8.04.2019 às 15:13)

A banda larga móvel é o assunto mais preocupante e um dos principais requisitos do 5G. A internet móvel é um mix de possibilidades, desde as aplicações, a cloud, a realidade aumentada, streaming, serviços, etc. A juntar a tudo isto temos o aumento das resoluções nos ecrãs e cada vez mais dispositivos a transmitirem todo o tipo de informações.

No “passado”, conectávamos as pessoas, no futuro conectamos as coisas!

Anúncios